03 maio 2023

Visita ao Inhotim

             A “Galeria Fonte” faz parte do primeiro conjunto de prédios do Inhotim que foram planejados para exposições de curta duração. O nome faz referência a região onde está localizada, próxima a mananciais. O prédio possui um traçado simples e curvilíneo, e possui abertura para a comunicação com o entorno (muita vegetação e cursos d’água).

               A exposição que o meu grupo foi é chamada “O mundo é o teatro do homem”, sobre a obra do dramaturgo e ativista Abdias Nascimento. A apresentação envolve prática teatral, formação artística e ativismo social, sendo o ponto de partida o legado do Teatro Experimental do Negro e sua influência sobre o Teatro do Oprimido. O projeto procura criar relações entre os diversos autores e utiliza a arquitetura de teatro como referência.

               A proposta é marcada por cortinas, que delimitam as salas escuras de projeção de vídeo (remetem à caixa cênica de um teatro) e telas de materialidades bem distintas, que demarcam os arquivos de Abdias e Boal, em ambiente bem iluminados e que criam possibilidades de circulação no ambiente, sem sensação de continuidade. Para complementar a documentação exposta nos painéis, tem uma mesa para consulta de livros de livros sobre os dois dramaturgos.

               No geral, não achei a obra tão interativa, pois os documentos eram sobrepostos por vidros, que criam um distanciamento entre a obra e o espectador, além da instrução logo na entrada de não tocar em nada. Outrossim, por possuírem muitos textos, com letras pequenas, não se torna atrativo.

               O prédio, como foi planejado para exposições de curta duração, não possui muita relação com obra, mas a composição interna foi bem trabalhada, tanto no uso de cores que conversam entre fotos, cortinas e materiais de exposição. O prédio conduz até a obra devido o uso das cortinas, que despertam o sentimento de curiosidade. Ele é bem localizado, mas fica meio escondido pela vegetação, como se integrasse na paisagem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fotos maquete